Kristen Stewart percorre passadeira vermelha de Cannes descalça. A razão? Uma forma de protesto

Foi com um protesto silencioso que Kristen Stewart pisou, esta segunda-feira, a passadeira vermelha do Festival de Cannes. A atriz da saga “Crepúsculo” descalçou-se como forma de se manifestar contra o “dress code” do evento.

Em frente às objetivas dos muitos fotógrafos que se encontravam à entrada do recinto onde decorre o evento, a norte-americana, de 28 anos, não teve dúvidas e mesmo perante a chuva que caía àquela hora, tirou os seus sapatos Louboutin e prosseguiu o caminho.

O gesto, embora polémico, foi a forma que a artista encontrou para expressar o seu descontentamento perante o “dress code” do festival, que apesar de não incluir qualquer regra específica sobre como as mulheres devem estar vestidas, tem vindo a ser alvo de críticas nos últimos anos.

Veja na galeria o momento em que a atriz tira os sapatos na passadeira vermelha.

Em 2015, um grupo de mulheres afirmou que foi impedido de entrar no recinto para a estreia do filme “Carol”, protagonizado por Cate Blanchett. “Era obrigatório para todas as mulheres usar saltos altos”, citou, na altura, a edição britânica do “Harper’s Bazaar”.

Desde então, têm sido muitos os protestos das atrizes de maior nome no cinema internacional. Um ano depois do polémico episódio, foi Julia Roberts quem também percorreu descalça a passadeira vermelha. No ano passado, foi a vez de Vanessa Redgrave, entrando de ténis no recinto.

Apesar de só agora expressar em atos as suas convicções sobre o assunto, Kristen Stewart já tinha dito ao “The Hollywood Reporter”, na edição passada do festival, que não estava de acordo com as tentativas da organização de influenciar a forma de vestir das mulheres. “Se não pedem a um rapaz que use saltos e um vestido, também não me podem pedir”, atirou.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.