Publicidade Continue a leitura a seguir

Quintino Aires: “Canábis é responsável por muitos problemas de violência doméstica”

Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens
Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens
Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens
Fotografia: Ana Pereira
Fotografia: Ana Pereira
Fotografia: Savio Fernandes
Fotografia: Gerardo Santos
Fotografia: Direitos Reservados

Publicidade Continue a leitura a seguir

O psicólogo Quintino Aires é contra a legalização do consumo de canábis para fins medicinais e associou-o a “problemas de violência doméstica”. O tema esteve em discussão no programa “Você na TV”, da TVI, na passada terça-feira.

“Há evidência científica de que a canábis é responsável por muitos acidentes e por situações graves. Posso acrescentar que a canábis é responsável por muitos problemas de violência doméstica que nos continuam a chocar no país. Reduz o sucesso educativo”, declarou Quintino Aires.

O debate estava a ser moderado por Manuel Luís Goucha, que discordou da opinião do psicólogo, considerando que Quintino Aires estaria a generalizar a questão: “Quando me diz que a canábis está na origem de muitos casos de violência doméstica é porque estamos a generalizar o consumo de canábis. Não acredito que seja essa a razão (…) não quero acreditar nisso.”

Quintino Aires manteve sua posição, esclarecendo que a canábis é responsável por muitos casos de violência doméstica e não por todos. Por sua vez, Manuel Luís Goucha continuava a discordar: “A violência doméstica é um flagelo social que tem décadas neste país, por razões erradamente culturais, e que nada têm a ver com a canábis.”

O momento foi partilhado na página de Facebook do programa.

O psicólogo é presença assídua no programa das manhãs da TVI, no qual já havia associado o consumo de canábis à homossexualidade. Apoiado num “dado científico” de um estudo, o clínico afirmou que “75% das pessoas que consomem canábis envolvem-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo”, uma afirmação que não se lembra de ter dito.

TEXTO: João Farinha