Publicidade Continue a leitura a seguir

Audiências/Eurovisão: Último lugar de Portugal teve mais 150 mil espectadores do que o primeiro

Netta from Israel during press conference after won the Grand Final of the 63rd annual Eurovision Song Contest (ESC) at the Altice Arena in Lisbon, Portugal, 13 May 2018. Twenty-six finalists are competing to win the ESC 2018. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Publicidade Continue a leitura a seguir

A final do Festival Eurovisão da Canção, realizada este sábado em Portugal, registou mais 150 mil espectadores do que a edição passada, conquistada por Salvador Sobral em Kiev, na Ucrânia.

A RTP1 foi o canal mais visto de sábado, com 21,7% de quota de mercado, deixando a concorrência direta a larga distância: a TVI não foi além dos 15,6%, enquanto a SIC se fixou nos 12,7 pontos percentuais de “share”.

Para o triunfo do canal público foram decisivos os 223 minutos (mais de três horas e meia) de duração da Eurovisão, a primeira realizada em Portugal, e que decorreu na Altice Arena, em Lisboa.

De acordo com dados oficiais da GfK, empresa responsável pela audimetria em Portugal, a final da competição registou 1,547 milhões de espectadores (16% de audiência média), correspondentes a 36,4% de quota de mercado.

Em comparação com a edição do ano passado, foram mais 150 mil espectadores. Em 2017, a vitória de Salvador Sobral foi acompanhada por 1,4 milhões, correspondentes a 32,5% de quota de mercado.

Veja também:

Salvador Sobral sobre o palco que o tornou famoso: “O que cantam na Eurovisão é uma merda”

Ou seja, de um ano para o outro, Portugal foi do primeiro ao último lugar, mas as audiências cresceram. A euforia em redor da Eurovisão, acolhida em Portugal pela primeira vez, a curiosidade de ver a final montada pela RTP, e a expectativa quanto à prestação portuguesa depois da vitória de há um ano justificam o aumento do número de espectadores.

Veja também:

Israel é o país vencedor do Festival Eurovisão da Canção. Cláudia Pascoal e Isaura ficam em último lugar

TEXTO: Nuno Azinheira