“Não aceitaria tratar a mulher como um objeto”. A resposta de Leonor Poeiras às críticas

Atacada por todo o lado, desde as redes sociais às suas amigas da plataforma Capazes, a apresentadora de “Quem Quer Casar com o Meu Filho?” reagiu às críticas ao formato.

A estreia dos “reality shows” “Quem quer Casar com o Meu Filho?” (TVI) e “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” (SIC) geraram uma série de críticas, não só das pessoas anónimas das redes sociais, como de plataformas feministas como a Capazes e até da jornalista Fernanda Freitas.

Em causa, o alegado tratamento da mulher como um objeto. Recorde-se que no formato da TVI são as sogras que escolhem as noras e, na SIC, várias mulheres tentam conquistar um agricultor.

LEIA TAMBÉM:

“Paspalhos!” Feministas da Capazes arrasam novas apostas da SIC e TVI

Leonor Poeiras, apresentadora de “Quem Quer Casar com o Meu Filho?” e feminista convicta – é amiga próxima de Rita Ferro Rodrigues, um dos rostos das Capazes -, reagiu à onda de críticas e garante que as suas convicções não ficaram abaladas por causa do formato de conduz.

“A todos os que assistiram à estreia e gostaram, muito obrigada; a todos os que assistiram e não gostaram… obrigada também por terem visto o programa com essa curiosidade toda!” começa por referir a comunicadora no perfil de Instagram.

Leonor Poeiras toca, em seguida, no ponto da discórdia: a mulher-objeto e o homem machista: “E, finalmente, a todos os que viram e se chocaram por me associar a este formato (precisamente porque todos sabem que sou feminista): alguma vez aceitaria apresentar um programa que trata a mulher como um objeto? Se tiverem curiosidade acompanhem este novo programa – vamos mudar mentalidades! Que pena que ninguém tenha pensado no twist que este programa vai ter! É por isso que estou super-entusiasmada! Vem daí muita coisa inesperada e surpreendente, acreditem!” concluiu.

Já na SIC, foi a apresentadora Cristina Ferreira a primeira a reagir às críticas ao “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”. “Portugal não é Lisboa. Portugal não é urbe. Portugal é também campo, isolamento, tradição e solidão. Para perceberes o pensamento tens de perceber as condições. A minha tarefa é ajudar na mudança. Mas é também perceber a diferença. E saber que tudo muda, mas devagarinho”, escreveu a comunicadora no blogue “Daily Cristina”.

Se, nas críticas, os programas da SIC e da TVI empataram, nas audiências o formato da estação de Carnaxide levou larga vantagem e Andreia Rodrigues ganhou a Leonor Poeiras na noite de domingo.

SAIBA MAIS AQUI:

Mais uma aposta certeira da SIC! Agricultores ganham às sogras na noite de domingo

TEXTO: Rui Pedro Pereira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.