O fim de uma carreira? Acusado de assédio sexual, José Mayer deixa Globo após 35 anos de casa

A Globo anunciou, em comunicado, que chegou ao fim o vínculo contratual que ligava a estação de televisão a José Mayer. Acusado de assédio sexual por uma figurinista do canal, em 2017, o ator está desde essa altura sem trabalhar.

A decisão, com efeito desde o final do ano passado, foi tomada “de comum acordo” entre José Mayer e a Globo, que na nota emitida na terça-feira recorda que o ator participou em mais de 40 obras da estação, entre novelas, séries, minisséries e programas especiais, numa trajetória iniciada na trama “Guerra dos Sexos” (1983).

Mais de 35 anos depois da sua estreia na gigante brasileira, o ator, que comemorará o seu 70.º aniversário no próximo dia 3 de outubro, fica assim livre no mercado televisivo e pronto para voltar ao ativo, algo que já não acontece há dois anos, desde que participou na novela “A Lei do Amor”.

Foi nessa altura que Mayer foi afastado da Globo, na sequência da denúncia de assédio sexual da figurinista Susllem Meneguzzi Tonani. O ator começou por negar a alegação, tentando desacreditar a colega, mas acabou por lhe pedir perdão e assumir a culpa numa carta aberta.

“Eu errei. Errei no que fiz, no que falei e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que as minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar as minhas colegas”, podia ler-se.

Apesar do pedido de desculpas e de a vítima ter optado por não formalizar uma queixa-crime, várias atrizes da Globo recusaram-se a trabalhar com o ator, o que levou a estação a prolongar o seu afastamento da antena.

No sentido oposto, Aguinaldo Silva, autor de novelas de muito sucesso do mesmo canal, é defensor do regresso de Mayer à representação. Na segunda-feira, ainda a Globo não tinha divulgado o comunicado que anunciava a cessação do contrato com o intérprete, o argumentista escreveu no Twitter: “Não há crime se não há queixa à polícia nem denúncia na Justiça, por isso… VOLTA, JOSÉ MAYER!”

VEJA TAMBÉM:

José Mayer recebe alta após 30 dias de internamento. Ator brasileiro sofre de doença autoimune rara

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.